Cumulonimbus: Características dos cumulonimbus - Internas

Características dos cumulonimbus - Internas


Tempestades causadas por cumulonibus produzem chuva forte de característica convectiva, enchentes rápidas e ventos fortes. A maioria das células de tempestade desaparecem depois de 20 minutos, quando a preciptação causa mais ventos descendentes do que ascendentes, dissipando a energia da nuvem.

Entretanto, se houver energia solar suficiente na atmosfera (como num dia quente de verão, por exemplo), a umidade de uma chuva pode evaporar rapidamente - resultando em uma nova célula de tempestade a poucos quilômetros de distância. Isto pode causar várias tempestades que duram por muitas horas. Este sistema multicélulas existe até uma corrente de ar frio descendente preceder um cumulonimbus.

Essa corrente faz o rompimento da corrente de umidade ascendente, a uma alititude de 5 a 10km, interrompendo o ciclo de formação de novas nuvens. Neste momento, as nuvens existentes se desmancham e formam cumulus congestus (na região da base da nuvem) e cirrus spissatus (na região da bigorna). Uma chuva fraca ainda permanece. Às vezes tudo que resta dessas nuvens são stratocumulus e altostratus e alguns cirrus.

Os cumulonimbus tem muitas correntes de convecção em seu interior, com ventos fortes e imprevisíveis, particularmente verticais (ascendentes e descendentes). Eles são, portanto, extremamente perigosos para aviões. Os menores não devem passar no interior da nuvem, somente contorná-la.

Aviões comerciais voam sobre as nuvens menores e contornam sistemas maiores. Esses aviões são equipados com radares e medidores da velocidade do vento que permitem avaliar o interior da nuvem caso seja necessário passar em seu interior. Condições de neve e gelo podem ser criadas nas camadas mais altas da nuvem, mesmo quando a temperatura no solo é moderada.

A convecção do ar pode formar um mesociclone no interior da tempestade. Esse sistema cria um vórtice de ar entre 2 e 10km de altitude. Quando isso ocorre é grande a chance de ocorrer queda de granizo, ventanias violentas e tornados em condições especiais.

Cumulonimbus - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página